A cidade de Boksburg, na África do Sul, recebeu o primeiro modelo de uma escola móvel alimentada por energia solar, criado pela Samsung e equipada com notebooks, tablets, lousa eletrônica e internet.
A energia solar gerada pelos painéis é capaz de abastecer a escola por até 9 horas seguidas. Chamada Solar Powered Internet School, ela fica dentro de um contêiner de 12 metros de comprimento e pode ser facilmente transportada por caminhões para regiões remotas.
Apesar de ser pequena (a escola pode atender 21 alunos), a intenção da empresa é aumentar a abrangência do projeto até 2015 – a expectativa é impactar cerca de 5 milhões de pessoas. Segundo a Samsung, menos de 25% da população que vive em áreas rurais no continente africano tem acesso a eletricidade e este é considerado um dos principais desafios para a educação na região.
De acordo com o presidente da Samsung Eletronics Africa, KK Park, o objetivo é facilitar o aprendizado de comunidades que vivem em áreas remotas, que não tem acesso a ferramentas educativas e conexão com a internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário